O marketing de luxo como experiência e referência para todos os segmentos de mercado
O luxo não está no custo ou na elitização, mas também no respeito, humanização, diversidade e na tolerância.
Uma das habilidades intrínsecas ao luxo é a disposição em domar preconceitos sobre o que as pessoas fazem com o seu próprio dinheiro, e ser capaz de transformar emoção em ferramenta de gestão. “É desejar, ter vontade, trabalhar a emoção como principal atributo de motivação de consumo”, propõe o especialista. A dianteira está ligada à experiências além da compra.
A Citrica durante os últimos 22 anos atua no segmento, principalmente de moda e décor, e nesse período vivenciou entre todas as marcas um ponto em comum: o cliente está no centro, por ele e pra ele que a marca se envolve em todos os processos com extrema responsabilidade, inovação e qualidade. E vai além da campanha, é conectar todos os pontos para que a experiência seja inesquecível.
“O luxo é uma atividade de nicho. Consegue imprimir maior velocidade, arrisca mais e tem o princípio da inovação como parte da essência de sua existência”, explica Carlos Ferreirinha, fundador presidente da MCF Consultoria, especializada em inteligência de gestão do luxo.
Historicamente bem posicionadas no mercado, as marcas do segmento de luxo têm na personalização do seu relacionamento com os consumidores o pilar de uma estratégia de marketing pra lá de chique, e que as fazem sair na frente de anunciantes líderes de outros mercados.
Entender de comportamento não é prerrogativa só do mercado de luxo. Mas, da junção com ferramentas de inteligência de dados, vem “uma nova força propulsora de negócios, considerando que, no luxo, a emoção é a protagonista, e entender sobre pessoas é essencial”, insiste Ferreirinha. A coordenadora do master em fashion digital business da ESPM, Katherine Sresnewsky, destaca que “o mercado de luxo é o que mais investe em pesquisa e inovação em todos os segmentos, por consequência, acabam sendo os primeiros a absorverem tendências”.
A correta leitura dos dados não pode ser ignorada. “Tenho muito orgulho do nosso time, que é capaz de lidar com todos os dados e traduzir anseios e desejos em produtos e serviços”, enfatiza Jorge Junior, head de marketing e CRM do BMW Group Brasil. No My BMW App, por exemplo, é possível não só ligar e desligar funções remotas dos modelos, programando temperaturas ou aquecimento dos bancos, como ver os arredores em 360 graus por meio das câmeras do veículo. “E estamos intensificando a conectividade com as casas inteligentes”, complementa Jorge Junior.
“A capacidade de criar tendências é uma das facetas do luxo e isso é resultado da confluência entre a visão estratégica dos CMOs, fashion designers, opinion leaders, fabricantes têxteis, institutos de tendências e varejistas”, enumera Sue Oyafuso, head de marketing da Lacoste para a América Latina. As coleções materializam o esforço de comunicação em um processo que começa no fashion e se irradia para o mercado e a sociedade.
É do mundo da moda que muitas tendências são alardeadas. O segmento foi o primeiro a entrar no metaverso, por exemplo. A italiana Guggi está no Roblox com instalações artísticas virtuais como a House’s Gucci Garden Archetypes, a Louis Vuitton lançou coleção no League of Legends (LOL), e a Vans trouxe o Vans World, ambiente de skate no Roblox.
Times menores e produtividade também formam uma combinação de características e atributos que tornam as marcas de luxo capazes de antecipar os movimentos de mercado com mais ritmo. “Muitas atividades buscam profissionais do luxo por esse olhar criterioso de excelência, exclusividade e diferenciação extrema de produto e serviço”, atesta Ferreirinha.
Mas o consultor não vê diferença na preparação dos profissionais de marketing. “Todo segmento demandará especificação, assim, também no luxo. Há anos a atividade vem buscando profissionais com experiências em diversos segmentos”, aponta Ferreirinha, ele mesmo egresso da área de tecnologia.
Referência:
https://propmark.com.br/luxo-e-exemplo-de-marketing-para-mercado-brasileiro-de-anunciantes/