Rebranding: quando a estratégia é necessária para a marca e cliente?

Marcas mundo afora têm realizado mudanças para o novo momento

Assim como acontece em nossa vida pessoal, o mundo dos negócios requer reavaliação. Em algum momento da jornada empreendedora será preciso parar e reavaliar a identidade e possíveis mudanças. Os motivos são diversos, desde a necessidade de alcançar novos clientes, comunicar novas estratégias comerciais ou até mesmo para se reposicionar no mercado com uma nova cara, roupagem ou identidade.

Quando esses momentos de inflexão surgem, o procedimento recomendado, e que é muito assertivo, é o rebranding. Este tipo de planejamento é utilizado quando a empresa decide rever e mudar alguns elementos ou características como: nome da marca, logotipo, identidade visual, serviços e produtos, entre outros elementos, para então formar uma nova identidade da marca.

Porém, essa mudança vai muito além da questão estética, também está muito ligada ao reposicionamento ou mudança de estratégia da empresa. Este tipo de estratégia deve ser muito bem planejada, pois irá determinar o seu sucesso, uma vez que marca e os negócios crescem juntos.

 

Como o público reage ao rebranding?

Qualquer mudança pela qual uma empresa passe, seja no aspecto físico, nos produtos, serviços ou identidade visual, com certeza irá gerar algum tipo de reação do seu público que se fomenta através de discussões, principalmente na internet.

Já é comum ver no Twitter, Instagram, Facebook ou outra rede social as pessoas postarem um comparativo entre como as marcas eram antes e como elas estão agora, pedindo a opinião dos usuários nos comentários.

Porém,  os feedbacks deles podem ser tanto positivos quanto negativos. Geralmente as palavras usadas são “ficou muito mais bonita”, “gostava mais da antiga”, “pra que mudar”, “achei criativo” e etc.

No caso da reações negativas, elas acontecem porque as pessoas já estão acostumadas com a identidade antiga e sentem que com a mudança a empresa não será mais a mesma que eles conhecem, mas esse sentimento passa depois de algum tempo.

É sempre bom fazer uma renovação e trazer novos ares, tanto para estar atualizado com as preferências do mercado quanto para dar um gás na sua rotina institucional.

À medida que o tempo passa e os comportamentos e gostos do público vão mudando, os negócios precisam evoluir para poder atender às novas demandas e assim, continuarem relevantes em um mercado tão concorrido.

E uma das principais mudanças que podemos perceber como consumidores é a identidade visual das empresas, seja nas cores ou no próprio ícone que representa a marca.

 

E você? Qual a sua opinião sobre o rebranding das empresas?

Construção de uma marca consistente

Construir uma história de sucesso, ter notoriedade, ser reconhecida e percebida como uma marca confiável deve sempre ser o ponto de partida de todo negócio, independentemente do segmento ou tamanho da empresa. É isso que as pessoas precisam ter em mente quando decidem empreender ou estruturar o seu negócio.

Para se construir uma marca consistente o caminho é árduo, você vai enfrentar obstáculos, vai errar, vai acertar, mas o mais importante é perceber o momento de parar e refletir sobre a necessidade de mudança, porque nem sempre ter uma boa ideia é sinônimo de bom negócio.

 

A Citrica no período da Pandemia expandiu os negócios, abriu novos parceiros de plataformas de e-commerce, automação e maior foco na integração,  mostrar que não somos apenas uma agência criativa, mas também reúne um conjunto de ações que envolvem: estudos, pesquisas, métodos e experiências. Tudo isso com um único objetivo: resgatar e entender a dor do cliente e não a nossa dor. Fomos muito parceiros dos clientes, apoiando e ajustando para que pudessem se comunicar com os clientes de diversas formas e em diferentes lugares que foram desde onde estamos localizados até Jobs para a California, EUA e Porto, Portugal. Criou novo conceito: Boutique do Marketing, dos serviços essenciais aos mais complexos reunidos através de uma rede de parceiros comprometida com resultados e atendimento premium aos clientes.

Ter esse olhar atento para identificar o momento de parar é extremamente importante e saudável. E pode estar certo, em algum momento da sua jornada comercial você irá optar – ou pelo menos deveria – pelo processo de rebranding. Grandes marcas do cenário nacional e internacional, em algum momento de sua jornada, passaram por este mesmo processo.

Burger King

 

Uma das marcas que mais gerou burburinho com a sua nova versão foi o Burger King. O redesign apresentado agora em 2021 possui um traço mais chapado e plano, remetendo ao 2D.

Formula 1

A categoria de corridas mais famosa do mundo também foi uma das reconhecidas marcas que apostou no rebranding depois de anos para assim mostrar como a nova administração traria novos ares para a comunicação com os fãs.

O antigo ícone, que se utilizava dos conceitos da Gestalt para representar o F e o 1, foi substituído por um design minimalista e dinâmico, representando as pistas de corrida e em uma só cor ao invés de duas.

Subway

Sua antiga marca, que consistia em um logotipo – que é quando a escrita do nome é trabalhada como logo – foi transformada em um imagotipo – que é a junção de um ícone e texto para formar a marca.

Esse rebranding possibilitou que a marca fosse utilizada de forma reduzida, já que nas peças e embalagens, ao invés de aplicar o nome por inteiro, apenas o ícone em formato de “s” seja reproduzido, criando assim identidade mais limpa. A paleta de cores se manteve semelhante à antiga.

Warner Bros

Para comemorar o seu centésimo ano de existência, a marca anunciou que faria um rebranding e um ano depois, finalmente revelou o seu novo visual ao público.

A nova logo agora não possui mais o trabalho em relevo com o nome orbitando em sua volta. Ao invés disso, o ícone é plano e manteve apenas o formato do escudo anterior e as iniciais da empresa dentro. Da antiga paleta de cores se reutilizou os tons de azul, e a fonte oficial foi atualizada para um formato mais contemporâneo.

Ponto Frio

 

Pontofrio foi uma das marcas que mais sofreu mudanças em 2021: além do novo logotipo, a empresa passou a se chamar Ponto :>. A intenção foi trazer uma linguagem jovem, moderna, simples e questionadora, que leva direto ao ponto e ainda tem o pinguim estilizado (:>), no lugar que antes era a palavra “frio”.


Dentre as grandes marcas que já passaram por este processo vale destacar a global Coca-Cola. Ao longo de sua história, a marca já passou por importantes etapas de rebranding, mas o momento de maior destaque acontece atualmente.

Desde 2016, a The Coca-Cola Company, detentora da marca Coca-Cola, anunciou uma mudança global nas suas embalagens. O objetivo era unificar as variações de bebidas através do que chamou de “Red Disc”, em português “Disco Vermelho”. Contudo, passados seis anos do anúncio, novos designs, totalmente simplificados, passaram a ser comercializados em escala global e o “Red Disc” foi descartado.

As mudanças em escala global começaram no segundo trimestre de 2021, quando a marca anunciou mudanças em sua identidade visual. Neste processo de rebranding, todas as variações de Coca-Cola passaram a ter uma nova embalagem. Como uma metáfora visual, a nova identidade das embalagens das latas apresenta o logotipo no topo do rótulo, o que indica o potencial “edificante” da marca para o mercado de bebidas.

As cores, principal elemento visual da marca, foram mantidas. O vermelho original e universalmente reconhecido, assim como o logo e a tipografia, segue indicando o sabor original e inconfundível da Coca-Cola. Reforçando que o rebranding é um processo necessário não apenas para a marca, mas também para os clientes, pois reforça ainda mais a imagem de uma marca que busca sempre melhorar a experiência de consumo dos amantes de Coca-Cola.

Considerações

Ao decidir pelo processo de rebranding é muito importante a empresa saber que este processo não será fácil, pois requer diversas etapas, entre elas a mais difícil: questionar e rever toda a estratégia da marca a partir da estratégia de negócio da empresa.

Isso porque existem diferentes elementos a serem considerados como, por exemplo, o contexto de mercado, diagnóstico, público, clientes, entre outras possibilidades. É muito importante analisar todos os prós e contras, todos os lados. Repassar tudo até que fique muito claro qual é o desafio que a mudança da marca precisa responder, seja isso de forma conceitual, visual ou verbal.

Muitas marcas aderiram ao rebranding e o momento se deu em plena pandemia. A necessidade do isolamento social fez com refletisse sobre a empresa, o caminho que estávamos traçando, as ferramentas que estávamos utilizando e aonde gostaríamos de chegar. Com um olhar 360° chegamos à conclusão que precisávamos mudar.

 

Essa mudança foi necessária tanto para a empresa quanto para os clientes, pois quando esta consegue perceber que precisa de uma mudança estratégica esse novo olhar tende a beneficiar não apenas a organização, mas também o cliente, e isso é um grande avanço para obter êxito. Isso porque, quando você muda sua mentalidade você muda a energia ao seu redor e os processos, ideias e trabalhos fluem organicamente melhor.

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